Close

Metrologia

O estudo das medições, chamado Metrologia, é uma área de estudo que ganha cada vez mais atenção do público e mostra-se indissociável da economia e da indústria.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Você também pode ouvir este artigo no player acima.

Metrologia Industrial – Conceito e importância

O estudo das medições, chamado Metrologia, é uma área de estudo que ganha cada vez mais atenção do público e mostra-se indissociável da economia e da indústria.

A metrologia está presente de forma constante no nosso dia-a-dia, como na coleta de dados que um médico realiza para concluir seu diagnóstico, a qual consiste em uma medição através de exames e utilização de equipamentos precisos.

Na indústria não é diferente. Para a fabricação de um equipamento industrial são necessárias peças das mais variadas formas e origens, certo? As peças individualmente refletem na qualidade do equipamento pronto e acabado. Neste sentido, o tamanho preciso de cada um dessas pecinhas é o que determinará o êxito na produção do equipamento como um todo.

Atualmente, o papel estratégico da Metrologia está no foco das atenções, tanto da indústria nacional quanto das políticas públicas referentes à tecnologia e desenvolvimento, ao se falar em controle de qualidade da indústria e medição de peças e produtos fabricados.

Assistimos ao forte desenvolvimento industrial e a uma globalização que privilegia a tecnologia e a inovação dos processos de produção. Uma demanda cada vez maior por qualidade requer métodos metrológicos para quem busca se manter no topo em um cenário de competitividade cada vez mais acirrada.

Áreas da Metrologia

Como citamos aqui, a Metrologia não se restringe à indústria. Podemos dividi-la em três grandes áreas de estudos: a metrologia científica, industrial e a legal.

A Metrologia Científica trata das questões científicas e tecnológicas em um contexto industrial e econômico. Refere-se, ainda, aos padrões internacionais de medição, determinantes para a excelência no controle de qualidade.

Já a Metrologia Industrial decorre da Metrologia Científica na medida em que conduz os padrões dos processos de produção, promove a competitividade e favorece o desenvolvimento científico e industrial.

E, finalmente, a Metrologia Legal, que corresponde às exigências legais quanto aos instrumentos e aos métodos para a medição, além das unidades de medida. As normas, nesse sentido, exigem padrões técnicos e garantem a proteção do consumidor pela definição dos métodos e medições que refletem na qualidade dos produtos.

Por que devo me preocupar com a Metrologia?

A Metrologia precisa estar no centro das atenções por uma razão muito simples: ela confere aos produtos a correta padronização na fabricação e a confiabilidade que assegura a credibilidade da empresa.

O cuidado com a precisão na fabricação de produtos (em toda a cadeia da indústria), portanto, traz uma série de benefícios, contribuindo para o reconhecimento do compromisso da empresa com normas regulamentadoras e normas que promovem o controle de qualidade, como a ISO 9001, além de provável e consequente retorno financeiro.

Verifica-se, assim, a necessidade de utilização de padrões de medida corretos, por meio de equipamentos e profissionais qualificados para manusear estes equipamentos, seguindo especificações técnicas de tamanho e quantidade, ao mesmo tempo em que todos estes padrões se enquadram em controles de qualidade que atestam sua excelência.

Concluímos que a Metrologia desempenha seu papel no desenvolvimento e crescimento da empresa, contribuindo fundamentalmente para produtos de maior qualidade. A Metrologia, pode-se dizer, é sinônimo de inovação tecnológica e industrial.

Na Dittrich, um milímetro faz toda a diferença. Por isso contamos com sofisticados aparelhos de metrologia, altamente precisos e auferidos por empresa certificada. Oferecemos, assim, o melhor e mais preciso serviço para a usinagem de peças sob encomenda.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe seu comentário

POSTAGENS RECENTES